As ações da FACPP com vistas à responsabilidade social resultam de políticas de ações afirmativas e do ideal de respeito à diversidade social, cultural e racial do cidadão, desenvolvidas por meio dos programas de extensão, projetos sociais e ações políticas adequadas ao enfrentamento dos grandes entraves que caracterizam as estruturas de poder da região Nordeste. Destacam-se:
Ações de inclusão social:
- Desenvolvimento de programas e projetos multidisciplinares em ações promocionais e assistenciais em saúde bucal para infância e adolescência, jovens e adultos, pessoa com deficiência, idosos e grupos sociais vulneráveis;
- Contribuição para a diminuição das desigualdades sociais e para a oferta de novas perspectivas de vida e carreira a jovens e profissionais;
- Estabelecimento de pontes de acesso ao mercado de trabalho e novas formas de inclusão social do acadêmico, seja por meio de ofertas de estágios supervisionados;
- Garantia do acesso e a permanência do estudante de baixa renda, estrangeiros, indígenas, negros e afrodescendentes que não tenham condições de arcar integralmente com os custos de sua formação superior;
- Garantia do acesso e a permanência de alunos portadores de necessidade especiais e a pessoa com transtorno do espectro autista,em igualdade de condições, conforme disposto na Lei N° 12.764, de 27 de dezembro de 2012;
- Incentivo a realização da pesquisa e iniciação científica na área de odontologia (grande área Saúde) que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e científico-tecnológico da Região;
- Estímulo a práticas sociais e acadêmicas fundamentadas no respeito aos Direitos Humanos;
- Implantação de uma política de inclusão digital, como estratégia específica de inclusão socioambiental e cultural;
- Orientação e estímulo a superação das dificuldades de aprendizagem, mediante o acompanhamento de professores, coordenação de curso, Núcleo de Apoio Psicopedagógico e também por meio de oferecimento de cursos e oficinas de nivelamento e recuperação;
- Promoção de uma avaliação continua das ações de responsabilidade de inclusão social.
Projetos sustentáveis
- Implantação de uma logística sustentável, com ênfase no processo de coordenação do fluxo de materiais, de serviços e de informações, considerando a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado;
- Parceria com organizações governamentais, ONG e empresas para o desenvolvimento de projetos sociais voltados aos grupos vulneráveis (crianças, jovens e idosos em situação de risco, portadores do espectro autista, pessoas com necessidade especial e outros indivíduos excluídos das oportunidades tradicionalmente oferecidas pela sociedade);
- Inclusão de mão de obra local;
- Respeito aos direitos dos trabalhadores;
- Inserção de critérios de sustentabilidade nas atividades de gestão;
- Coleta de lixo seletiva;
- Compra de equipamentos e materiais de consumo que causem menor impacto ambiental;
- Controle no consumo de água e energia;
- Apoio a esporte inclusivo.
Programa de bolsas
- Política de apoio aos estudantes carentes por intermédio de um plano de incentivos financeiros, que abrange uma política de concessão de bolsas de estudos e descontos diversos (os descontos e benefícios concedidos pela Instituição serão vinculados ao desempenho acadêmico do aluno e seguem regras próprias para cada caso).
Gestão participativa
- Incentivo a participação da comunidade acadêmica na gestão e avaliação institucional;
- Incito ao bem-estar da comunidade acadêmica e da comunidade em seu entorno para a proteção, proporcionado um equilíbrio social a fim de manter o grau e qualidade dos serviços educacionais prestados.
Inovação dos seus modelos pedagógicos
- Promoção da inovação dos seus modelos pedagógicos no que se refere à abordagem de princípios de ética, de responsabilidade social e da sustentabilidade, para responder a atual demanda da complexa e interdependente sociedade contemporânea.
A política de acessibilidade da FACPP garante o pleno acesso e a inclusão das pessoas com deficiência, por meio de:
- Serviços, recursos de acessibilidade, equipamentos de tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis que promovam a plena participação dos estudantes;
- Oferta da disciplina de Libras e a disponibilização de profissional habilitado para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas e para o uso dos recursos de tecnologia assistiva;
- Desenvolvimento de programas internos de capacitação para a educação inclusiva;
- Respeito a alunos com transtorno do espectro autista, possibilitando o acesso e a permanência no curso de graduação;
- Promoção de campanhas de sensibilização com ações integradas IES x Empresa x Comunidade para o reconhecimento dos direitos das pessoas com necessidades especiais;
- Acessibilidade arquitetônica garantida em todos os ambientes.