Laboratório de Pesquisa Michael Buonocore

Sobre

O Laboratório de Pesquisa Michael Buonocore da Faculdade Paulo Picanço iniciou suas atividades em 2017 e desenvolve trabalhos e pesquisas com características multidisciplinar, direcionados à Área da Clínica Odontológica, englobando as avaliações de ensaios mecânicos, físicos e químicos de biomateriais, além do cultivo de células bacterianas e ensaios microbiológicos, viabilizando o aprimoramento dos estudos dos alunos e professores da graduação, iniciação científica, extensão e pós-graduação, visando as aplicações de interesse científico e tecnológico.

Preparo de Corpos-de-Prova

A Sala de Preparo de Corpos-de-Prova destina-se à confecção de espécimes para todos os tipos de estudos e pesquisas realizados na Faculdade Paulo Picanço e instituições parceiras. Possibilitando a confecção de vários tipos de espécimes. Todos os espécimes que necessitam de superfície especular podem ser polidos em politriz.

A sala também dispõe de estufas para armazenamento de espécimes em água a 37°C. Conta, ainda, com equipamentos para a medição das propriedades ópticas dos materiais dentários, como o espectrofotômetro.

Materiais Odontológicos

Os projetos desenvolvidos no laboratório de pesquisa envolvem a síntese e caracterização de biomateriais e materiais restauradores por meio da análise de suas propriedades físico-químicas e de avaliações de desempenho e durabilidade in vitro. Materiais experimentais também são formulados e testados com o objetivo de identificar o papel de componentes específicos no comportamento desses materiais. Todos os espécimes que necessitam de superfície específica podem ser polidos em politriz. A sala também dispõe de estufas para armazenamento. Conta, ainda, com equipamentos como o espectrofotômetro. Diversos projetos são desenvolvidos em colaboração com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais.

Ensaios Mecânicos

O laboratório de pesquisa realiza pesquisas que envolvem ensaios mecânicos, processos de fadiga, análise de deformação estrutural, adaptação marginal, ensaios de materiais odontológicos. Outros projetos são desenvolvidos em colaboração com outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Ensaios Microbiológicos

O laboratório de pesquisa desenvolve estudos com micro-organismos que colonizam a cavidade bucal, está equipada para o cultivo de micro-organismos e cultura de células. Estudos clínicos e in vitro são realizados e desenvolvidos com parcerias nacionais e internacionais.

Análise de Biomarcadores Salivares

O laboratório realiza testes bioquímicos, de imuno-histoquímica e imunofluorescência de projetos que utilizam saliva como amostra de coleta. A instituição tem parcerias nacionais e internacionais, como a Universidade de Évora.

Prof. Dr. Victor Pinheiro Feitosa

Nossa estrutura

Atualmente, o laboratório conta com diversos equipamentos que estão presentes máquinas e dispositivos que auxiliam no preparo, processamento e armazenamento de amostras (máquinas de corte, politriz, estufa, geladeiras e motores de ar), além de equipamentos de bancada, como pHmetro, máquinas de cortes, balança analítica, agitadores e microscópios.