Pular para o conteúdo

Bolsas e Financiamentos

Bolsas e Financiamentos

Bolsas e Financiamentos

Pravaler

Pravaler é o maior programa de financiamento estudantil privado do Brasil. Com mais de 21 anos de história e milhares de estudantes beneficiados, o Pravaler é descomplicado e 100% digital. Para calouros e veteranos, o programa oferece uma oportunidade incrível: você pode contratar o financiamento em qualquer semestre, a qualquer momento do ano.

Funcap

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) informa o resultado final da análise documental do edital nº 02/2021 Funcap-Cagece. Voltada para pesquisas de desenvolvimento e inovação na área de saneamento, a iniciativa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e processos para áreas de interesse da Cagece e do Governo do Ceará. 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Pular para o conteúdo