A construção da área de concentração em Clínica Odontológica, com definições conceituais claras, bem como a consistência e unicidade da proposta do curso e, fundamentalmente, aderência à produção de seu corpo docente, expressa a vocação inicial da equipe de pesquisadores e indica claramente os contornos gerais da proposta e sua necessária articulação orgânica com as Linhas de Pesquisas, disciplinas e projetos de pesquisas.
O Programa está baseado na interação entre uma área predominantemente técnica e laboratorial com a sua aplicação clínica, ambas com vistas à criação e avaliação de novos biomateriais odontológicos com características inovadoras (antimicrobianas, bioativas e advindas de fontes renováveis). O grande desafio proposto neste Programa está baseado em sua relação com o mundo fora do ambiente acadêmico, relacionado ao comportamento clínico dos materiais odontológicos, através da realização de estudos com diferentes desenhos metodológicos. Pretende-se, através da formação de novos mestres, diminuir a dicotomia existente entre o conhecimento teórico e a prática, proporcionando uma dinâmica única, nova e que ofereça autonomia ao mestre formado, em especial para a produção do conhecimento de forma inovadora.
Assim, as duas Linhas de Pesquisa que suportam esse Programa visam proporcionar avanço técnico-científico e inovação valorizando a produção e a atividade de pesquisa no contexto de uma abordagem ampla das várias etapas da produção de biomateriais odontológicos que envolvem desde a síntese, caracterização e aplicação clínica e laboratorial, produzindo conhecimento acerca do comportamento dos biomateriais para a evolução da ciência e melhoria da saúde dos pacientes.
O desenvolvimento de novos materiais voltados para o uso em Odontologia, bem como a possibilidade de complementar a formação de profissionais para atuarem na prestação de consultoria junto às indústrias e/ou laboratórios de produção no desenvolvimento de biomateriais odontológicos. Destaca-se que sempre dois docentes participam estrategicamente em duas Linhas de Pesquisa, atuando conjuntamente em projetos e em disciplinas, visando à interrelação das Linhas de Pesquisa com os projetos de pesquisa e com as disciplinas do curso.