Projeto Língua Solta

Projeto Língua Solta

DESCUBRA NOVOS HORIZONTES

Sobre

O Projeto Língua Solta, criado em 2020, é responsável pela realização de cirurgias de frenotomia em bebês, selando a parceria da FACPP com o aprendizado dos alunos e com o bem-estar da comunidade, sendo a única instituição de ensino que capacita, ainda na graduação, os alunos para realização destas cirurgias. O projeto atende cerca de 50 pacientes por dia, suprindo as demandas de pacientes de hospitais e postos de saúde do município de Fortaleza e de cidades circunvizinhas.

Com base da medida provisória do Governo Federal, cuja lei nº 13.002 de junho de 2014, que versa sobre a obrigatoriedade do Teste da Linguinha para examinar as alterações morfofisiológicas e evitar futuros problemas, como a má-formação, problemas com fonação e deglutição, e problemas psicossociais. O objetivo deste projeto é de ordem multiprofissional, avaliando pacientes na faixa etária de 0 a 2 anos de idade.

Esses são encaminhados, quando com situação de impedimento para o desempenho das funções orais como fala, deglutição e amamentação, detectado pelo Teste da Linguinha, e por meio do termo livre e esclarecido dos responsáveis, são avaliados por profissionais da Odontologia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Medicina e juntamente com alunos do curso de Odontologia da FACPP da disciplina de Estágio Supervisionado Extra Muro II.

Sobre

A coordenação e idealização do Projeto se deu pela Dra. Thais Falcão  em conjunto com os Profs. Dra. Gracemia Vasconcelos Picanço e o Prof. Dr. Luiz Filipe Barbosa Martins, ambos docentes da FACPP.