NUPAPI

NUPAPI

O Núcleo de Pesquisa e Atendimento na Primeira Infância da Faculdade Paulo Picanço, é uma ação de extensão que dentro de suas atribuições contempla o desenvolvimento de atividades voltados à prevenção precoce de alterações bucais e sistêmicas e a promoção e manutenção da saúde na primeira infância, avaliando o estado de saúde de gestantes, procurando trabalhar com práticas preventivas, aliando pesquisa e serviço, interagindo com uma equipe multidisciplinar, de modo a gerar o hábito correto de higiene oral, nutricional e cuidados de saúde aos pais antes do nascimento e acompanhar suas crianças até os 5 anos de idade.
Aproximadamente 48% das crianças brasileiras com cinco anos de idade têm cárie dentária, a principal manifestação bucal encontrada na infância. E isto, pode causar dor e afetar seu estado nutricional e desenvolvimento físico. Considerando uma proporção significativa e o impacto de alterações bucais na qualidade de vida de crianças, é importante uma avaliação dos fatores de risco relacionados a saúde da criança que serão úteis para o planejamento das políticas de saúde pública identificando os estágios iniciais da doença em crianças que são suscetíveis.
O NUPAPI irá visar não somente a prestação de serviços junto à comunidade e a produção e divulgação de conhecimento científico, mas também a capacitação dos alunos e dos profissionais de saúde para realização de diagnóstico e tratamento na primeira infância para realizar.

Coordenador: Luiz Filipe Barbosa Martins